terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mitos e Lendas: Quais as Diferenças?

Lenda: É uma história inventada que tem como finalidade é ou pode ser passada em geração em geração, dessa forma sofrendo modificações ao longo do tempo.Como por exemplo, na maioria dos países sempre tem uma lenda, geralmente oferecem explicações plausíveis e que até certo ponto fazem sentido, mais não existe nada que comprove que aquilo é realmente verdade. 
Um bom Exemplo de é a Lenda do Boto cor de Rosa. Diz a lenda que nas noites de festa junina um boto rosa se transformava em um belo rapaz e seduzia as jovens, depois de um tempo leva elas para um passeio no fundo do rio, costuma engravida-las e na manhã seguinte se transformava em boto novamente. (http://pt.wikipedia.org/wiki#boto4, Acessado em 05/11/2012, 17:01)
É uma lenda misteriosa pois, um boto cor-de-rosa qualquer se transformar em belo rapaz, até um certo ponto, você percebe que é "plausível" mas devemos lembrar que muitos pesquisadores, historiadores, ou folcloristas, afirmam que as lendas são apenas frutos da imaginação popular. 
Pesquisadores afirmam que os Sábios ou "Anciãos" (Como Geralmente eram Chamados em seu Meio) Utilizavam as Lendas para determinar como o seu Povo Surgiu, Demarca as Origens e podem sofrer alterações com as Gerações Seguintes.

Mito: É Certo o Modo uma narrativa relacionada a uma certa cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses ou heróis. Existem vários tipos de Mito São Eles: 

Cosmogonias: mitos de origem e destruição, incluindo os messiânicos e milenáriosMitos folclóricos Mitos fundadores, onde se explica a origem de um rito, uma crença, uma filosofia, uma cidade ou comunidade.
Mito Narrativo: Basicamente, Conta uma História.
Mitos de Providência e Destino.
Mitos de renascimento e Renovação (Incluindo os de memória e esquecimento).
Mitos de Seres superiores e seus Descendentes.
Mitos de tempo e eternidade

Um Exemplo de mito é o “Mito da Caverna” na Filosofia: Platão imaginava uma caverna onde estão acorrentados os Homens desde a Infância, de tal forma que, não podendo se voltar para Entrada, apenas enxergam o Fundo da caverna. Aí são projetadas as sombras das coisas que passam às suas costas, onde há uma fogueira. Se um desses homens conseguisse se soltar das correntes para contemplar à luz do dia os verdadeiros objetos, quando regressasse, relatando o que viu aos seus antigos companheiros, esses o tomaria por louco, não Acreditando em suas Palavras. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito/CavePT, Acessado em 05/11/2012, 18:44); (Adaptado e Produzido pela Equipe em Partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se Expresse sobre o Assunto Referido.