terça-feira, 27 de novembro de 2012

Visita ao Cemitério de Santa Izabel

No Começo do Segundo Semestre, o Colégio Da Vinci Promoveu uma Visita ao Cemitério de Santa Izabel para Pesquisar Histórias de Lendas Populares deste Cemitério. Iremos Começar pelos mais Famosos Personagens, seus Milagres e Realizações. Esta é uma Grande Postagem sobre as Áreas Visitadas do Cemitério.

Dr. Camilo Salgado: Foi um Grande Cirurgião, Aclamado pelo Povo e pelos seus Grandes feitos na Medicina. Morreu de Infarto aos 55 Anos de Idade, Comoveu Toda a Cidade de Belém. a Mídia da Época falou muito sobre o Dr. Camilo Daí, a "Escalada de Popularidade" de Visitas ao seu Túmulo no Cemitério de Santa Izabel, Eis que Vieram as Primeiras Promessas de Cura de Graves Doenças. E Então, os primeiros Milagres se Realizam e o Túmulo do Dr. Camilo Salgado, é um dos Locais mais Visitados do Cemitério de Santa Izabel.

Túmulo do Dr. Camilo Salgado (Sempre com Lembranças, Mensagens de Graças Realizadas)



Severa Romana: Com 19 Anos, Grávida de Cerca de Sete Meses ela e seu Marido o Soldado Pedro Cavalcante, Com 2 Anos de casados, Concordaram em fornecer Refeições (Sendo Remunerados é Claro) para o Cabo Antônio Ferreira dos Santos transferido do Ceará para Belém. ele era Extremamente Impulsivo e Acabou se Apaixonando pela Jovem Moça. Às 19 horas do dia 2 de julho de 1900, o Cabo Antônio, Chega à Casa de Severa para Tentar Estruprá-lá mas, e Travaram uma Luta Corporal e Severa foi Degolada ao Tentar defender sua Honra. No Local de seu Túmulo, Há Várias placas de Agradecimentos pelas Graças Alcancadas... Uma das Formas de Devoção à Eterna Severa Romana. Aqui Algumas Fotos de seu Túmulo Atualmente:


Túmulo de Severa Romana




Placa de Agradecimento à Severa Romana


Túmulo de Severa Romana

Placas de Agradecimento à Severa Romana
 
A Moça do Táxi: Uma das Lendas mais Populares aqui de Belém. Segundo as Histórias Josefina, era uma Adolescente que Adorava andar de carro por Belém. Todo Anos, Ganhava uma Volta de Táxi por Toda a Belém como um "Tour"... Morreu Ainda Adolescente e o Povo Especulava ter Visto ela Pela Cidade. Vários Taxistas Afirmam ter Levado a Jovem Moça e Quando chegavam na Casa ela Descia e ela Demorava a Voltar e o Taxista Descia e batia na Porta e se Deparava com Quadros da Moça na Parede e Pergunta sobre ele e Eis o Susto... Ela Havia Morrido. Assustados, os Taxistas Iriam Embora. Confira as Fotos Tiradas no Dia da Visita em Questão:


Imagem do Túmulo da Moça do táxi

Placas de Agradecimentos à Moça do táxi


Eneida de Moraes: Foi Jornalista e Escritora Paraense, nasceu aqui em Belém a 23/10/1903. Em 1930, foi para o Rio de Janeiro  onde faleceu no Dia 27/04/1971. Eneida foi uma mulher que contestou os padrões atribuidos ao papel feminino de sua época. Andava por Áreas Consideradas "Masculinizadas" como a redação de jornais, a publicação de livros e a idéia de um Governo Meios que ela utilizou para o exercício de sua militância em 50 anos de atuação no cenário político e jornalístico-literário brasileiro de 1920 até 1970. Alguns Afirmam que Metade do Corpo dela Estaria enterrado próximo de uma Mangueira Mais nunca foi Confirmada a História. (Adaptado UFPA.br, Eneida de Moraes) 

Túmulo de Eneida de Moraes Já sem o Epitáfio, Apagado com a Ação do Tempo e Falta de Cuidados.


Agora Iremos Para o Lado "Menos Popular" do Cemitério Porém, Com Grandes obras Arquitetônicas em seus Jazigos... os Grandes Jazigos, Túmulos e Belas Frases. Essas Pessoas Acreditavam que Quanto Maior o Túmulo Mais expressava a Riqueza, a Sua imponência perante os Outros.

 
 Aqui se Encontra o Túmulo de uma Família Inteira

E uma representação de Jesus no esculpida no Mármore. Banhado numa espécie de "Tinta" Dourada.

Notamos mais um Túmulo de Mármore que Provavelmente deve ser de uma Família Tradicional.


  Algumas frases gravadas no mármore em espanhol que Dizem: "Cada Lua. Cada Ano. Cada Dia. Caminha e passa Também. Também todo o sangue atinge o lugar de seu repouso"
 
Bem a Frente do Túmulo da Moça do Táxi está o Túmulo de Neila Cristina morta aos 15 anos em um acidente de trânsito. Há 20 anos, seu pai, Nélio da Costa Almeida, 53 anos, zela pelo túmulo da Filha. "As pessoas pedem e, pelo que estou vendo, muitas já alcançaram alguma graça. Não sei como começou, mas é bom. Nos conforta saber que ela está fazendo o bem para as pessoas". (Adaptado DOL - Santos Populares)




Um Grandioso e Bem Estruturado Túmulo "Familiar"




Um Modesto Epitáfio...




Vemos um Pequeno Túmulo já Quebrado que Deve ser de uma Criança que Diz "Rest in Peace" ou "Descanse em Paz" em Português.




 Aqui Vemos um Lugar armazena os corpos que Foram Cremados e Colocados em Pequenos Baús. Notamos que frequentemente Velas são Acesas no Local.



Podemos notar caixões Magnificos e outros cobertos de mato como é o caso nesta foto que Mostra Claramente as Diferenças Socio-Econômicas.  


Aqui Vemos uma Frase Bíbilica no Epitáfio que Mostra Claramente a Devoção da Pessoa que Lá Jaz.

Já Aqui, Notamos um Túmulo de uma Família Inteira. é um Túmulo Modesto que Também Mostra traços de Fé com um Epitáfio Bíblico.


Aqui podemos observar os caixões dos Judeus que são sem Exageros ou Mostra de Classe Social que são Virados de Pé para Cima porquê Acreditam eles que no Juízo Final, Eles Levantarão mais "Facilmente".


Vemos Agora, esse Grandioso Túmulo da Polícia Militar que Destaca esses "Heróis" que Deviam ter um Grande Siguinificado para a Nação Paraense.


 Aqui podemos notar um pouco do Périodo Romano Clássico neste Jazigo.


Um Aspecto "Popular" neste Cemitério são os Belos Epitáfios...

Notamos neste Grandioso Túmulo que Mostra o Poder que esta Pessoa expressava na Sociedade.


Mais uma Representação de Jesus em Cima de um Túmulo obviamente, de uma Família de Alta Classe Social.


Podemos observar esse Túmulo que Deve ter Sido Produzido para uma Pessoa de Alto Poder Aquisitivo, Foi Utilizada a Mesma técnica da Representação de Jesus mais Acima...


Mais um Belo Epitáfio...


Um Jesus esculpido a Mármore cuja a Cor (Negra) Deve respresentar algum Sentimento de Perda.


 Aqui um Jazigo, Onde se Encontra pessoas de Uma Família Inteira.


 Neste Grande Túmulo, Notamos todo um Trabalho Arquitetônico Obviamente, Esculpido a Mão.

 Podemos notar o modo em que foi esculpido pra realçar a tristeza da dor perda.

 Podemos ver um belo Túmulo feito com Mármore com um Anjo Sofrendo com a Dor da morte, a Dor de Perder um Ente Querido.

Mostra a tristeza da perda. Como Todas as Representações Celestiais Acima, Notamos que a Maioria dos Anjos Sofre com a Perda... Como se tivesse Sofrido uma Derrota. (Fontes Próprias: Produzido pela Equipe)

3 comentários:

  1. Sou paraense e há alguns anos moro no Rio Grande do Sul. Há muito tempo venho tentando, sem sucesso, obter informações sobre o túmulo do Dr. Camilo Salgado, fiquei muito contente em encontrar esta matéria. A próxima viagem que fizermos a Belém, irei rezar no túmulo dele. Muito bom saber que o povo paraense, cada vez mais, vem prestigiando as grandes personalidades local assim como as muitas potencialidades regional como a gastronomia ímpar, as lendas e folclores, as riquezas e belezas naturais. Parabéns meu povo, vamos elevar cada vez mais alto a nossa terra.

    ResponderExcluir

Comente, se Expresse sobre o Assunto Referido.